Realizado de 11 a 13 de setembro na UEG - Unidade Universitário de Iporá o VIII Simpósio de História do Oeste Goiano e Seminário do PIBID de História o evento colocou em debate o tema da educação para a diversidade étnico-racial, proposto pelo subprojeto do PIBID de História, por considerarmos, que não é possível pensarmos a educação em Goiás e no país, sem inserir positivamente a história e a cultura dos povos indígenas e negros nesseespaço. É preciso valorizar a diversidade que compõem nossa sociedade contribuindo com a inserção positiva destes grupos ao reconhecer sua (s) identidade (s).
Durante os três dias do evento, contribuíram com as discussões, prof. Dr. Leandro Mendes Rocha. Professor da UFG e pesquisador, desde os anos 80 da temática indígena, com pesquisas e livros publicados na área de política Indigenista; etnicidade; formação de professores indígenas e outros. No evento o professor proferiu a palestra de abertura com o tema: Diversidade Cultural, Identidade e Ensino de História Indígena e enfatizou que é uma opção política trabalhar com a temática indígena. É preciso ir além dos discursos e inserir na prática cotidiana a discussão sobre o outro, sobre a alteridade, enfatizou.
No segundo dia, o evento contou com a presença do professor da UNB, Dr. Nelson Inocêncio Fernandes que realizou uma abordagem étnico-racial com foco nas nomenclaturas negro, afrodescentes e suas implicações práticas. Segundo o professor é preciso assumir que “o mito da democracia racial” continua perene na sociedade, pois oreconhecimento é o primeiro passo para combatê-lo. Além dessa questão o professor ressaltou a importância dos educadores buscar ressignificar os materiais pedagógicos que trás em seus conteúdos a população negra com muitos estereótipos negativos, conclui com a temática das leis 10.639/03 e 11.645/08, e a importância de ter as mesmas a favor de novas propostas de ensino para atender e valorizar as minorias. Outro momento de destaque foi o minicurso ministrado pela profa. Ms. Madalena Dias Freitas (UEG), a “Representação do negro na iconografia”.